quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

PINGUIM



Pouca gente sabe (exceto biólogos, veterinários e outros profissionais da área), mas o mundo animal está repleto de grandes liçoes de vida. Resolvi, inspirada numa postagem da minha amiga blogueira Sara, escrever sobre uma delas: a do pinguim.

Pra começo de conversa, quem é ele?

Não parece, mas pinguim é uma ave! Marinha e excelente nadadora. Portanto, se perguntarem: "o que ele faz da vida?", respondam: "nada!" E como! Passa a maior parte do tempo na água e pode alcançar até 45km/h (equivalente à velocidade de uma bicicleta elétrica).

Nosso amiguinho fofo também pode - mas não deve, viu? - ser chamado de "pássaro-bobo". Mas de bobo, ele não tem nadica de nada. Aliás, principalmente A SRª Pinguim. Quando chega a época da reprodução, ela se dirige à terra e deposita 1 ovo (raramente 2), chega com o Sr. Pinguim e diz: "Toma que o filho é teu!"... Ele então honra a classe masculina animal (isso inclui vocês bichos homens) e mantém a cria sempre quentinha (numa fossa, num ninho com pedras ou - os mais carinhosos - cobertos por uma dobrinha de pele ventral que o paizão possui).

Ah! Após isso, a fêmea volta para o mar pra caçar (meninas, que tal ser pinguim na próxima encarnação?!).

Quando a mãe regressar - após 5 ou 6 semanas - ela volta pra casa só para curtir o filhote e alimentá-lo com o que ela trouxe. Então é a vez do pai de ir ao mar atrás de mais alimento (é isso aí! Direitos iguais!).

Além de lindos, pinguins vivem sempre reunidos em grupos numerosíssimos. Comem crustáceos, moluscos, peixinhos e qualquer outro animal marinho - de pequeno porte - que tiver por aí dando mole. Mas enquanto é bebê, o pinguim come só aquilo que o papai e a mamãe já digeriram.

Na infância ele fica com os pais, que o protegem de outros pinguins e de aves como a gaivota. Mas chega a adolescência, a penugem é substituída por penas e é hora de aprender nadar. Para a tristeza da mãe (mãe sobre até no mundo animal!), o filho querido vai para o mar e dá continuidade ao ciclo da vida.

E o detalhe mais lindo de todos - na minha opinião, é claro:

Apenas 25% dos pinguins não são fiéis (e isso por conta de fracasso na reprodução). Pinguins são animais predominantemente monogâmicos e costumam ficar com a mesma parceira a vida inteira.

Um comentário:

  1. Que interessante Escarlate, gostei muito do seu texto. Quando me disse que escreveria sobre os pinguins fiquei anciosa a espera, mas procurava no seu outro esconderijo. Está muito completo, didático, e principalmente: com o detalhe, também na minha opinião o mais lindo - fidelidade. Mais uma vez parabéns, cada dia gosto mais de ler suas palavras...beijinhos

    ResponderExcluir