segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Avatar / Haiti...


*clicar na imagem para vê-la no tamanho real.
Fonte: Jornal O Liberal (Digital)
Belém, 17 de janeiro de 2010, caderno Atualidades.


Avatar / Haiti.


Excelente analogia. Triste, mas inteligente.

3 comentários:

  1. Muitíssimo interessante este artigo. Enquanto o filme Avatar demorou cerca de 15 anos para ficar pronto, em contexto geral, as belezas naturais do Haiti demoraram milhões de anos e transformações naturais. Mas os filmes podem ser produzidos, realizados, encenados, assistidos sempre e repetidos não é verdade?! Enquanto tantas vidas humanas foram destruídas pela catástrofe natural, e se antes disso a realidade social não era agradável agora então é como “juntar pedacinhos de um cristal”, e com ajuda vinda de muitos lugares e formas diversas quem sabe a reconstrução será bem sucedida ainda que lenta. A todo momento só se fala nisso, é compreensível, mas venhamos e convenhamos porque será que é preciso a ruína total para que as pessoas façam realmente tudo que estiver ao alcance para ajudar. Antes deste fato já existia uma desgraça social no país. O epicentro deu fim a muitas vidas, e antes disso tantas vidas morriam aos poucos dia a dia, sem esperanças e nenhuma expectativa. E ainda ouço uns e outros a dizerem que se a natureza está contra nós o que faremos, pobre natureza só busca o lhe foi tirado, e virá em busca de todo o resto. Não é natureza que está contra nós, somos nós mesmos o exército do coronel de “Avatar”.
    Por vezes até penso que somos nós os invasores no meio ambiente, adaptamo-nos a tudo, mas para isso construímos coisas a partir dos recursos, não nos camuflamos, não voamos naturalmente, temos que aprender a nadar, passamos mal com o sol, passamos mal com o frio, não podemos ficar muito tempo na chuva, inventamos muitas coisas e não controlamos educadamente o uso de recursos naturais, quero estar errada, mas a tragédia no Haiti pode ter repetições dolorosas.
    “Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome. (Mahatma Gandhi)

    ResponderExcluir
  2. Peço desculpas pela empolgação aí do post, mas é como você disse as vezes não estamos inspiradas, mas outras falta vontade de parar...quem escreve sabe..rsrsrs...bjs

    ResponderExcluir
  3. Acho estrenho o termo reconstrução do Haiti. O haiti nunca existiu como estado. Sempre foi uma terra abandonada, talvez agora seja a hora de construir algo. Com certeza esse algo será melhor do que aquilo que existia ali ao lado da Rep. Dominica. Só espero que não demorem muito.
    ...
    O pior é que não foram os invasores que destruiram o país, foram seus próprios habitantes.

    ResponderExcluir